Erosão Ácida dos Dentes


O que é?

A Erosão Dentária é caracterizada pelo desgaste ou perda da camada superficial dos dentes, chamada de esmalte. Ela acontece de maneira lenta e gradativa e, por ser indolor, muitas vezes não é percebida a olho nu. 


O esmalte é a primeira camada de proteção dos dentes e conforme há esse desgaste, os dentes ficam mais expostos e passível à cáries e outros tipos de doença que acometem essa região.

Agende uma Consulta

Preencha o formulário abaixo com suas dúvidas ou ligue para nós!
Agende via WhatsApp

Erosão ácida dos dentes

Causas

Existe a erosão que acontece por conta de fatores internos do corpo humano e a que acontece por fatores externos. Dentro dessas duas vertentes, existem quatro possíveis causas:

Dieta Ácida: 

Acontece pela ingestão excessiva de alimentos com alto índice de acidez, como por exemplo frutas cítricas, refrigerantes ou sucos industrializados. 


Problemas Médicos:

Acontece quando o indivíduo tem algum tipo de condição médica digestiva, causada por ácido gástrico, como por exemplo refluxo, bulimia e anorexia. 


Problemas Psicológicos:

O Brasil é um dos países com maior índice de transtornos de estresse e ansiedade e depressão, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os sintomas causados por esses transtornos sobrecarregam também a dentição, pois, é possível que distúrbios do sono sejam desencadeados durante esses transtornos e, por consequência, o indivíduo acometido passe mais horas do dia ativo utilizando a cavidade oral de maneira funcional. 


Apertamento Dentário:

Causado por desordem funcional que tem como característica a fricção ou o apertamento excessivo entre os dentes da parte superior e inferior da boca, de maneira involuntária e sem nenhum objetivo funcional.

Entre em Contato

Agende uma Consulta

Faça uma Visita

Rua Dom Pedro II, São Cristóvão, Porto Velho, RO, Brasil

WhatsApp: (69) 3221-3057

Tratamentos

A erosão dentária tem graus diferenciados e, por conta disso, os tratamentos também variam. Quando em seu estágio inicial, é possível que seja feita a reconstrução dos dentes com resina, para que a dentina não fique mais exposta. Em casos mais graves onde a cavidade oral é comprometida, o tratamento é feito com facetas e lentes de contatos dentárias, para uma restauração completa.

Principais Dúvidas


  • Posso fazer clareamento mesmo tendo erosão ácida ?

    Pode sim, fazendo um tratamento prévio dessas lesões, com uso de  dessensibilizantes e agentes reparadores do esmalte e até mesmo restaurações em alguns casos. 


  • Preciso parar de consumir limão e alimentos ácidos?

    Não necessariamente. Após diagnosticada a erosão, existem tratamentos para evitar a progressão da doença no dente e também revertê-la através de restaurações.  No entanto, como a dieta ácida é um dos agentes causadores da doença o ideal é um controle da quantidade da ingestão e algumas medidas  para evitar o agravo, como por exemplo: não escovar os dentes após a ingestão de bebidas ácidas, enxaguar com água e uso de canudos. 


  • O que pode piorar a erosão ácida fora a dieta e problemas gástricos?

    Uso de cremes dentais abrasivos como os clareadores  e os de carvão ativado  associados à escovação, a atrição dos dentes com apertamento e bruxismo.